22/09/2008

Mais Varig...





Como boa brasileira, fico extremamente comovida com o declínio da Varig. Acompanhei de perto sua decadência por ter familiares na empresa. Tenho 27 anos e tenho vivo em minha memória o que a Varig sempre representou. Era uma empresa grande, renomada que se caracterizava pela qualidade dos serviços e amor dos seus funcionários pela empresa. Até a década de 80, a Varig era conhecida pela vasta gastronomia. Um dos presidentes da empresa se orgulhava em dizer que os talheres banhados de prata, com o logotipo da empresa, eram “levados” pelos passageiros.

Lembro bem de ficar toda eufórica quando algum parente andava de avião e trazia para mim aquelas bandejinhas lindas com os lanchinhos, guardanapos, etc. Eram tantos brindes, tantos brinquedinhos, adesivos, bloquinhos, todos com o simpático Variguinho estampado. (O Variguinho era uma espécie de porta-voz da empresa. Um personagem que conquistava as crianças, sendo elas passageiras ou não.) Meus pais contavam que quando o vôo fazia conexão em São Paulo, os passageiros ficavam em uma sala de espera repleta de quitutes finos acompanhados de bebidas.

Hoje, ver a Varig neste estado dá uma dor no coração mesmo. Os funcionários da empresa que sempre foram devotados e davam a vida por ela, estão no limite de exaustão. Já não reconhecem mais a Varig da Rosa dos Ventos. Ontem em casa, folheando uma revista antiga me deparei com este anúncio da Varig aí de cima. Não me contive, nele fala da "Nova Varig" esta mesmo que os novos proprietários fizeram o favor de reduzir a pó...

Fico lembrando daquelas cenas de funcionários chorando pela empresa, tentando a todo custo fazer com que a Varig não morresse. Tudo em vão... O anúncio saiu na Revista Viagem e Turismo com data de Dezembro de 2007. Páginas depois tinha uma pequena notinha, quase no final da revista contando os novos "Rumos da Varig". Estamos em Setembro de 2008 e o que vemos são profissionais desestimulados, e passageiros insatisfeitos. Você entra em um avião da Varig e é atendido pelos funcionários da Gol. Funcionários da Varig acumulam funções múltiplas nas duas empresas, que mais parece um samba do crioulo doido. Um triste fim para uma empresa tão especial a todos. A Varig que conheçemos, aquela da rosa dos Ventos, ficou para trás, nas lembranças de cada um de nós.

2 comentários:

Soraia Medeiros disse...

Vi, a VARIG ainda está viva... Aquela antiga, do meu passado e dos sonhos dos ex-funcionários... A que está indo para o buraco é a VRG Linhas Aéreas... VRG/GOL cada qual com 3 letrinhas, cada qual com seus defeitos, mas qualidade zero. Bjs.

Anônimo disse...

A Varig S/A, aquela ... QUE ME FEZ CIDADÃO, está viva no meu coração. A VRG - Linhas Aéreas e a também está indo para o buraco, e o carrasco tem nome e sobrenome.

Blog Widget by LinkWithin