27/10/2008

O Rio de Janeiro continua lindo?

A derrota de Paes e a vitória de Gabeira...
A semana começou devagar, chata, pesada... O fato de Gabeira não ter sido eleito tocou a muitos. Nada era certo, mas sua performance no primeiro turno, deu a muitos um "quê" de esperança... Sou carioca, nascida na Ilha do Governador há 27 anos. Saí do Rio pequena, morei em Santa Catarina e em Minas Gerais e depois de casada voltei a morar no Estado do Rio. Apesar de não votar lá, acompanho a política do município do Rio de perto. Fomos ao Rio este final de semana, para ver a família e para o marido votar. Ele não transferiu o título. E assim como eu também torcia pela vitório do Gabeira. Por muitos fomos criticados por declarar apoio ao candidato. Você vai votar naquele maconheiro? Naquele gay que usa tanguinha? Naquele isso, naquele aquilo? Eram tantos os nomes, tantos os predicados, que dava uma angústia em ouvir. Uma pena acompanhar as apurações de ontem e conferir que uma parte da sociedade foi omissa e não compareceu às urnas. Dados do TRE, afirmam que o total de eleitores que deixaram de votar somaram 923 mil. Tudo planejado... Enquanto, Fernando Gabeira conclamava os eleitores cariocas em seu último debate a votaram no dia 26, o governador Sérgio Cabral, liberava os funcionários públicos na segunda-feira pós eleição para o feriado. Muitos desses eleitores realmente viajaram e deixaram de votar.

E nesse jogo sujo político quem perdeu foi Paes que mesmo tendo sido eleito nas urnas estará amarrado aos aliados da aliança política que ele mesmo costurou. E nessa, o Gabeira ganhou. Conseguiu fazer uma campanha limpa e inovadora.

E a Santíssima Trindade vai imperar durante quatro anos...
Lula, Cabral e Pas...

3 comentários:

Vivian disse...

nunca fui ao Rio, mas conheço a trajetória política de Gabeira e fiquei feliz por ele ter adotado uma campanha limpa pro Rio. É uma pena ver que ele perdeu, e por tao tao tao pouco

boa semana

Flávio disse...

No Globo online hoje tem uma materia falando que cientistas politicos afirmam que o feriado antecipado dos servidores publicos do Estado do Rio pode sim ter influenciado nos resultados das eleições... Lamentável esse tipo de manobra!

Soraia Medeiros disse...

O que esperar de governantes como Sérgio Cabral? Eu tb torci pelo Gabeira, mas não foi dessa vez. Dizem que cada povo tem o governo que merece, acho que os cariocas merecem toda essa corja, pois na hora que teriam a oportunidade de mudar tudo, embarcaram nessa de feriadão, pura vagabundagem, me perdoem... Sou carioca, mas sou conscinete... Para que mais ridículo do que o dia da consciência negra? E por que não temos o dia da consciência italiana, ou alemã, afinal nosso país é uma mescla de várias etnias... Aqui em SC essas coisas não têm vez!

Blog Widget by LinkWithin