28/10/2008

A Aliança



Nos últimos meses que passamos muito se ouviu sobre política. Eram reuniões partidárias, discussões, troca-trocas de partidos, muitas alianças realizadas. Em meio a um turbilhão de notícias e fatos políticos que assolaram nosso país nesse período, recebi uma mensagem bonita que quero compartilhar. É um vídeo que fala sobre a Aliança. Não, não é a aliança no sentido de acordo político, mas sim o símbolo mais concreto do amor conjugal.


O uso desse anel surgiu entre os gregos e os romanos, vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia chamada veia d’amore que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje.


Inicialmente, a aliança significava um certificado, um contrato de venda da noiva, informando que ela não estava mais livre. A partir do século IX a Igreja Cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. De origem chinesa, esse vídeo enviado para mim pela minha mãe conta mais uma versão do uso da aliança. Símbolo único do laço afetivo eterno que é o amor. Simplesmente lindo!!!

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin