29/09/2009

Alerta de Tsunami

A terra literalmente sacudiu na tarde de hoje as ilhas Samoa. Um abalo sísmico de magnitude 7.9 foi registado a 190 quilómetros da costa da Samoa Americana, segundo informa a Reuters. O epicentro foi registado a 33 quilómetros de profundidade. As autoridades emitiram já um alerta de tsunami para a Nova Zelândia e para todas as pequenas ilhas do pacífico. Ainda não há informações sobre feridos ou danos materiais.

Alertas de tsunami foram emitidos para Nova Zelândia, Samoa Americana, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, uma filial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. A agência informou que o alerta não significa que um tsunami tenha sido formado pelo abalo sísmico. O aviso foi emitido porque um terremoto dessas proporções tem força para formar um tsunami destruidor.

Recentemente em 2004, um terremoto de magnitude semelhante no Oceano Índico gerou um tsunami que matou dezenas de milhares de pessoas na Ásia. Em julho de 1998, um terremoto de 7 graus na escala Richter causou um tsunami que matou até 2 mil pessoas em Papua Nova Guiné, na mesma região do Pacífico.

Eu realmente tenha pavor, quando a natureza resolve juntar as forças e castigar enfurecidamente o planeta. E esse medo vem de longa data. Desde menina, tinha pesadelos com Tsunamis em um tempo em que nem sabia da existência deles. Achava apenas que eram sonhos de uma garotinha atormentada. Triste ver, que não estamos imunes a nada disso, e que somos em certo ponto responsáveis por tal fenômeno.

Um comentário:

Unknown disse...

Será que isso não seria "Sinal dos tempos"?
A coisa está muito estranha.

Blog Widget by LinkWithin