27/03/2009

Pesquisa!!! Ajudem por favor!!!

Olá queridos amigos,

A minha irmã, Soraia, co-autora deste blog, está no segundo ano do curso de Filosofia. Eu acho uma loucura, quase tive um treco quando ela me disse que estudaria Filosofia, mas a danada me surpreende com alguns pensamentos e questões levantadas. No meio disso, ela me mandou um email pedindo a ajuda para uma pesquisa. Na disciplina Experiência do Sagrado e Religião, ela precisa entrevistar algumas pessoas, com pontos de vista diferentes e montar um relatório em cima disso. Aproveito para pedir a ajuda de vocês. Segundo ela, não precisa ser uma resposta muito extensa. Sejam sucintos e emitam suas opiniões próprias, independente de qual seja.

Seguem as perguntas:

1) Como você define espiritualidade?
2) Em sua opinião, qual a diferença entre religião e espiritualidade?
3) Como você vê a disseminação do sagrado em determinadas culturas? Exemplifique.

Respostas até o finakl desta tarde em meu email vivianfpaiva@yahoo.com.br ou aqui mesmo pelo blog. Desde já agradeço a quem puder contribuir...

Foto: O Pensador

2 comentários:

Fabiane Bastos disse...

1- P/ mim espiritualidade é o estado onde você se compreende. Onde entede seu espaço e função no ambiente que vive e a forma como lida com isso, com ou sem o auxílio de dogmas e normas religiosas.

2- Espiritualidade é atrelada ao indivíduo, é parte de você, é o único a quem ela interessa e só depende de vc par ser como é.
Ja a religião é o conjunto de normas que um determinado grupo decide seguir para facilitar sua convivência, espiritual, politica, etc. Depende de terceiros normalmente uma instituição, logo é mais fria, mais distante do indivíduo por veses ignorando suas singularidades.

3- Como forma de organização do grupo como sociedade, e algumas veses, principalmente quando comandado por hierarquia institucional, como forma de controle. Mas cada cultura é diferente e deve ser analizada em separado, o precisaria de tempo e estudo.

Espero ter ajudado.

Fabiane Bastos disse...

Disponha!

Blog Widget by LinkWithin