29/01/2009

Quando as reformas viram transtornos...

Ao pensar na palavra "REFORMA", de imediato a palavra "PROBLEMA" vem atrás. Quando alguém planeja uma reforma em uma casa, por exemplo, inúmeros são os pensamentos que atormentam a cabeça. Ideias, sonhos, preocupações, dores de cabeça, um nível alto de stress. Quando a tal reforma cessa, a quebradeira, a poeira e os pedreiros já se foram, fica a satisfação e a alegria de ver a casa nova outra vez. Tudo bonito e acomodado. É um bem-estar sem igual pisar em uma casa nova, ou reformada.

Esse mesmo sentimento, infelizmente, não se aplica a Reforma Ortográfica. Uma pena!!! O que sobra são dúvidas, revoltas e inquietudes, muito semelhante aquela sensação de raiva ao ver o trabalho de um pedreiro ruim. E o pior, não se pode contratar outro profissional para consertar o estrago. Ou seja, conforme-se com a situação e leia muito para não ficar com mais raiva ainda do "pedreiro".

Para aqueles que assim como eu ficaram com muito rancor no coração por palavras como "IDEIA", "VOO" e "PERA", perderem o acento, eu dou a dica: Guia da Reforma Ortográfica da Melhoramentos. Você pode salvar em seu computador essa preciosidade e tentar entender o que está acontecendo com o português.

Depois dizem que brasileiro é burro e não sabe a própria língua. Gente é tanta regra, tanto detalhe e tanta exceção que fica difícil o entendimento. Sempre amei o português, adorava as aulas, mas juro que estou inclinada e declarar todo o meu amor pelo inglês. Ou pelo francês, ou alemão. Sei lá, acho que até o Tupi-guarani deve ser mais simples do que as regras do português. Agora só nos resta ler, aprender, gravar e esperar pela outra reforma.

PS: Nada pior que escrever SUBUMANO. Agora a regra é essa, sem h...

Segue o link: Guia da Reforma Ortográfica Melhoramentos
Foto: Cacarecos e Badulaques

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin